Corinthians retorna à primeira divisão do basquete após 21 anos
- Na Rede
- 16 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de nov. de 2018
Por: Lucas Eduardo Silva

“Além da tradição, traz também o ativo importante que é a torcida", afirmou João Fernando Rossi, presidente do NBB, em entrevista para o UOL Esporte. Rossi se refere ao Corinthias, clube que retorna a principal liga de basquete brasileira após 21 anos.
Retorno ao basquete
A última participação do Corinthians em um campeonato nacional de basquete ocorreu em 1997. O clube era recém campeão e contava com jogadores importantes, como Oscar Schmidt e Gerson Victalino. Zé Boquinha, comentarista dos canais ESPN, era o técnico da equipe.
O Corinthians tem grande tradição no basquete, sendo tetracampeã (1965, 1966, 1969 e 1996).
Elenco
O alvinegro conseguiu o acesso conquistando a Liga Ouro. Para a temporada 2018-19, os investimentos foram maiores. A equipe manteve cinco jogadores do elenco campeão, entre eles, Gustavinho e Abner.

Além dos remanescentes, chegaram mais sete jogadores. Com destaques para Kyle Fuller, armador campeão na última temporada pelo Paulistano, além dos jogadores de seleção brasileira Ricardo Fisher, retornando ao basquete brasileiro, e o experiente Guilherme Giovannoni, tricampeão nacional. Completam a lista de reforços os alas Gui Bento e o uruguaio Mauricio Aguiar, o ala-pivô Techmann e o pivô Shilton.
Um dos reforços, Guilherme Giovannoni, vai para a segunda equipe seguida que possui tradição no futebol e disputa o NBB. No ano passado, atuou pelo Vasco da Gama. Em entrevista recente à Gazeta Esportiva, o ala falou sobre a entrada de equipes populares de futebol no basquete: “Eu vejo com bons olhos pelo fato de atrair o público, acho que isso é fundamental, principalmente para atrair investimentos. O que a gente não pode ter são os maus costumes do futebol, que são as brigas de torcida, as questões políticas dentro do basquete. Acho que a gente tem que tentar separar um pouco, mas no âmbito geral vejo como positivo”.
Popularização do basquete
A entrada de equipes com tradição futebolística no basquete é algo que vem acontecendo. Além de Corinthians e Vasco, a lista também conta com Botafogo e Flamengo. Até 2015 o Palmeiras participava do NBB, porém, como em muitos casos, perdeu o investimento e não teve condições de disputar a liga.
Já o Santos apresentou um projeto e chegou a conversar com o presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB) para a entrada da equipe na Liga Ouro. O rival, São Paulo, também foi convidado a participar da Liga Ouro. Equipes do exterior, como Real Madrid e Barcelona, possuem times no basquete e servem de espelho para Santos, São Paulo e outros times que quiserem participar dos campeonatos nacionais.
Próximos jogos
A equipe do Corinthias enfrenta logo mais, as 20h, o Franca, recém campeão estadual, com transmissão da ESPN. Na sexta, 19, enfrenta o Paulistano, atual campeão do NBB, com transmissão da Fox Sports. A expectativa é que a equipe do Parque São Jorge conquiste algumas vitórias logo no início para poder brigar por uma vaga nos playoffs.
Comments