top of page

Fortaleza: 100 anos de história

  • Foto do escritor: Na Rede
    Na Rede
  • 10 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de dez. de 2018

Por: Juan Madeira


Foto: Reprodução Facebook Fortaleza

O Fortaleza Esporte Clube, no ano de seu centenário, garante o acesso à Série A do Brasileirão e conta com uma história expressiva no cenário do futebol nordestino e nacional.

O clube nordestino que possui a alcunha de “Leão” surge inicialmente no ano de 1912. O contexto da época no Brasil era influenciado pela Belle Époque, período de cultura cosmopolita (quando uma cultura de um local influencia em outra, de local diferente). Foi o que aconteceu com Alcides Santos, jovem que havia estudado na Suiça, e que hoje, nomeia um dos estádios em que o Fortaleza manda alguns de seus jogos. Quando regressou da Europa para Fortaleza, Alcides fundou o clube com o mesmo nome da cidade nordestina; que fora extinto pouco tempo depois. Porém, voltaria depois de 6 anos com o nome de Fortaleza Sporting Clube, primeira denominação do clube. Atualmente, chamado de Fortaleza Esporte Clube. O futebol, recém chegado ao país, na década de 1910, foi exemplo da influência cosmopolita da Belle Époque no Brasil. Tentou-se, inclusive, renomeá-lo de “ludopédico”, que significa, literalmente, bola no pé. Além disso, as cores azul, vermelho e branco, são inspiradas na bandeira da França.

Em sua primeira década de existência, o Fortaleza disputou torneios regionais, como o Torneio Metropolitano de Futebol. Acabou sendo vice campeão da competição no primeiro ano de vida do clube (1918), perdendo o título para o Ceará. A rivalidade entre esses dois clubes cearenses é histórica, o clássico-rei, como é conhecido, tem total de 566 jogos. São 192 vitórias para o Ceará, 173 para o Fortaleza e 201 empates.

Na década de 1920, o “Tricolor de Aço” conquistou 7 títulos estaduais. O Fortaleza é o único time a ter um campeão atuando como goleiro e zagueiro. Na campanha do tricampeonato de 1926 a 1928, Rolinha, goleiro em 1926 e 1927, sagrou-se tricampeão pelo Tricolor, em 1928, atuando como zagueiro. No campeonato de 1927 aconteceu a maior goleada em clássicos-rei. O “Leão” anotou o placar de 8 a 0 em cima do “Vovô”, alcunha do Ceará. Ao longo dos anos, o tricolor somou 41 títulos de Campeonatos Cearenses.

Em 1960, o Fortaleza participou pela primeira vez da Série A do Campeonato Brasileiro (na época, Taça Brasil). O clube ficou com o vice campeonato, assim como aconteceu anos depois, em 1968. A competição era dividida em três fases de sistema eliminatório. Na fase inicial, as equipes foram divididas em quatro grupos: Nordeste, Norte, Leste e Sul. Na fase seguinte, os vencedores de Nordeste e Norte disputaram o título de campeão da Zona Norte. Os outros dois grupos disputavam o título da Zona Sul. A terceira e última fase foi disputada entre os campeões das Zonas Sul e Norte. O “Leão” eliminou o ABC nas semifinais e o Moto Club na final, se sagrando campeão do Grupo Norte. A disputa pela Zona Norte ocorreu contra o Bahia, campeão do Grupo Nordeste. O Fortaleza venceu o time baiano e avançou para a última fase da competição, disputada em semifinais e final. Eliminando o Santa Cruz na semi, o tricolor cearense se classificou para a final. Na ocasião, perdeu para o Palmeiras pelo placar elástico de 8 a 2.

Nos anos 60 o time conquistou 5 estaduais. Em um amistoso comemorativo por conta do título de 1967, no Estádio Presidente Vargas, contra o Fluminense, Garrincha, atacante das pernas tortas, campeão mundial de 58 e 62, vestiu a camisa tricolor por um tempo. O Fortaleza venceu a partida por 1x0, gol de Humaitá.

Nas década de 70, o Fortaleza conquistou o Torneio Norte-Nordeste, competição que existiu por apenas 3 temporadas. Os vencedores da extinta competição foram: Sport, Ceará e Fortaleza. Além de conquistar dois estaduais (1973 e 1974). Nos anos 80, o Tricolor do Pici montou uma super equipe, com a finalidade de se destacar no cenário nacional. Atletas como Adílton, Pedro Basílio, e o goleiro Salvino, compuseram o time que ficou conhecido como “Máquina Tricolor”. Em 1982 - quando disputou o Torneio dos Campeões, torneio que reunia os finalistas das competições nacionais - 1983, 1985 e 1987, a “Máquina” venceu o Campeonato Cearense.

Na história recente, o “Leão” teve participação relevante em nível nacional. Em 1993, 2003, o clube jogou a Série A do Brasileiro. Entre 2000 e 2010, o Fortaleza esteve presente em todas as finais do campeonato estadual, foi o momento em que conquistou o tetracampeonato (de 2007 a 2010). O time perdeu o título do estadual apenas em 2002 e 2006 nessa década. Nos últimos anos, a equipe comandada por Rogério Ceni mostra uma grande evolução e um estilo de jogo delimitado e eficiente. A força do ataque da campanha atual no Brasileirão Série B se mostra nos números: 49 gols, terceiro melhor ataque da competição. O time que tem o artilheiro nacional Gustavo, conhecido como “Gustagol”, já está classificado para a primeira divisão do campeonato em 2019.

Comments


O Na Rede é um site de jornalismo esportivo voltado para competições ou esportes que não possuem amplo espaço de cobertura das mídias tradicionais. A iniciativa nasceu para atender a demanda da disciplina de Projeto Interdisciplinar de Comunicação II do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sua manutenção segue de forma independente por seus idealizadores.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Fundadores e Colaboradores

Ítana Santos

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Juan Madeira

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Lucas Eduardo Silva

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Leonardo Vassoler

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page