A Copa Libertadores Feminina 2020 vai começar!
- Na Rede
- 5 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
12ª edição da competição continental começa hoje na Argentina
Ítana Santos

A disputa pela taça mais cobiçada da América começa hoje, 5 de março, e a equipe campeã terá a honra de erguer seu troféu dia 21 deste mesmo mês. A Copa Libertadores da América de Futebol Feminino 2020, adiada para esse inicio de março devida a pandemia da Covid-19, é a 12ª edição organizada pela CONMEBOL. Antes, seria realizada entre os dias 25 de setembro a 11 de outubro de 2020 no Chile. Porém, com a necessidade da mudança de data, a Argentina foi o país escolhido para ser palco da competição.
No inicio, nas duas primeiras edições, a Libertadores feminina contava com 10 equipes participantes, todas oriundas de cada país que compõem a CONMEBOL. Com adição de vaga para a atual campeã e um time do país sede, em 2011 a competição passou a ter 12 equipes. Hoje, a principal copa continental conta com a participação de 16 clubes, uma vez que cada país que já foi campeão do torneio recebe uma segunda vaga. No caso, são eles: Brasil, Chile, Colômbia e Paraguai.
O Brasil é o mais vitorioso da competição. São oito títulos ganhos: três com o São José, dois com o Corinthians, dois com o Santos e um com a Ferroviária. Chile, Paraguai e Colômbia possuem uma taça cada um. O Colo-Colo do Chile, campeão em 2012, é a equipe com mais participações tendo atuado em oito edições. Já a artilharia da história desse torneio é novamente uma representante brasileira. Cristiane marcou quinze gols em 2009 com a camisa do Santos.

Na última edição, em 2019, realizada no Equador, a equipe que levantou o troféu de campeã foi o Corinthians. Na final contra a Ferroviária, primeira final disputada entre duas equipes do mesmo país na história da competição, o time alvinegro venceu por 2 a 0 com gols de Giovanna Crivelari e Juliete. A artilharia daquele ano ficou com Nathane, da Ferroviária, que marcou nove gols. Seu time também levou a marca de melhor ataque da fase inicial e aplicou a maior goleada da edição. Já a melhor defesa ficou com o Atlético de Huila, da Colombia, que foi vazado apenas duas vezes, também na fase inicial.
Para 2020, o Brasil tem três representantes: o Corinthians, atual campeão, Ferroviária, campeã brasileira 2019, e o Avaí/Kindermann. Pelo país sede teremos: Boca Juniors, campeão Argentino e um dos favoritos, e River Plate pela vaga adicional ao país anfitrião. Esses e as outras onze equipes estão dividas em grupos de quatro para a fase inicial da competição.

Para estreia da edição, às 17h teremos jogos entre Deportivo Tropico e Avaí/Kindermann. Também simultaneamente entre Corinthians e El Nacional. Já mais tarde, às 19h30, há o confronto entre Boca Juniors e Santiago Morning. Ao mesmo tempo acontece o encontro entre Clube Universitário de Deportes e América de Cali. Todos os jogos serão transmitidos pela Conmebol TV e BandSports.
Comments